A Paraíba o tempo todo  |

Acidentes de moto lideram atendimentos nos Traumas de JP e CG no fim de semana

Imagem Ilustrativa

Apesar da pandemia, da orientação para que a população fique em casa, o número de acidentes de moto têm registrado alta nos últimos dias. Só neste final de semana, de acordo com boletim divulgado pelas unidades de saúde referência nesse atendimento, os atendimentos de vítimas de acidente de moto lideraram as entradas nas unidades.

EM JOÃO PESSOA

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou durante o fim de semana 302 atendimentos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 50 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (19) até às 23h59 horas desse domingo (20).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo acidentes de motocicletas lideraram as entradas da emergência, com 76 casos, superando quedas (74). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (25), trauma (15), pancada (10), arma branca (seis), agressão física (sete), arma de fogo (três), atropelamento (sete), queimadura (seis), acidente de automóvel (oito), acidente de bicicleta (seis) e corte (cinco). As demais ocorrências foram clínicas com destaques para Acidente Vascular Cerebral (10) e Acidente Vascular (seis).

O bairro de Cristo lidera os atendimentos com 17 entradas, seguido por Mangabeira (13), Gramame (12), Valentina (10) e Pedro Gondim (nove). Já em relação aos municípios Santa Rita lidera com (18), Conde (sete), Pedras de Fogo (sete), Guarabira (seis) e Bayeux (seis).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

EM CAMPINA GRANDE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 433 pacientes, durante o fim de semana (19 e 20). O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (19) até as primeiras horas desta segunda-feira (21). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, dos 433 atendimentos, 91 foram para vítimas de queda, superando os acidentes de moto (80). Outros casos de emergência registrados foram acidente de automóvel (10), agressão física (três), vítimas de projéteis de arma de fogo (um), arma branca (quatro), atropelamentos (nove) e acidentes com bicicleta (sete). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Segundo o relatório, o município de Campina Grande registrou 36 acidentes de motos nesse fim de semana, seguido por Alcantil (seis), Umbuzeiro (quatro), Alagoa Nova (dois) e Aroeiras (dois).

O Trauma-CG disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe