Categorias: Paraíba

Ação quer obrigar UEPB a implantar progressões

PUBLICIDADE

ADUEPB ajuíza ação para obrigar UEPB a implantar progressões solicitada por professores

 

A Associação dos Docentes da UEPB-ADUEPB, através de sua assessoria jurídica, ajuizou uma ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de evidência para, por meio de uma determinação judicial, permitir que os professores da instituição possam realizar as progressões previstas no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (Lei 8.441/2007). A Reitoria da universidade não está implantando as progressões solicitadas em cumprimento a Lei 10.660/2015, que determinou a suspensão desse direito para todos os servidores do executivo estadual.

 

Segundo o entendimento da Assessoria Jurídica da ADUEPB, a Lei 10.660/2015 “não alcança o rol de servidores da UEPB, dentre os tais, os docentes representados pela ADUEPB, vez que a mesma possui dotação Orçamentária própria na LOA 2016, existindo orçamento já aprovado que alcança e abarca o impacto fruto da execução de todas as progressões funcionais previstas nos PCCR’s da Universidade para o ano de 2016”.

 

A ação ajuizada pela ADUEPB tramita na 2º Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, mediante autos do Processo n: 0809433-42.2016.8.15.0001, encontrando-se “conclusa para julgamento”. A ação de obrigação de fazer é a segunda impetrada pela ADUEPB contra a Lei estadual Nº 10.660/2016. A primeira foi uma ação direta de inconstitucionalidade, no início de maio.

 

Segundo o presidente em exercício da ADUEPB, Leonardo Soares, “a ação visa resgatar um direito líquido e certo dos professores, já que na Lei Orçamentária Anual–LOA 2015 estavam assegurados os recursos para a implantação das progressões. Estamos provocando juridicamente a direção superior da UEPB para que ela implante as progressões, garantindo o direito dos professores e professoras da instituição, já que através do diálogo não é mais possível assegurar a nossa categoria o que está previsto de forma autonoma no PCCR”.



Redação 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024