Categorias: Paraíba

Ação marca Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Infantil

PUBLICIDADE

Para marcar o dia de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que transcorre neste 18 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, na manhã desta sexta-feira (18), na Lagoa do Parque Solon de Lucena, uma mobilização com o objetivo de chamar a atenção da população para esse crime que atinge de maneira silenciosa muitas famílias.

Durante o evento, realizado em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março, Rede Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi/PB), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB) e diversas entidades que trabalham com a questão de crianças e adolescentes, ocorreram apresentações culturais e distribuição de material educativo.

Para a coordenadora do Grupo 8 de março, Irene Marinheiro, essa é uma data de luta, de mobilizações e, sobretudo, reflexão, de alertar toda a população para o que é o abuso. “Hoje 70% dos casos ocorrem no local de convívio das crianças e dos adolescentes, e os principais envolvidos são parentes, vizinhos e pessoas de confiança dessas crianças”, observou.

Segundo a gerente do Disque 123, Wberlania Wanderley, o evento é uma oportunidade para a divulgação do serviço junto à população. “Nosso Estado é pioneiro e único no país na descentralização desse importante serviço. Desde sua implantação, em 2014, foram mais de quatro mil casos registrados, só este ano já são 600 notificações”, afirmou a gerente.

Caso Araceli – Em 1973, um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

 

Últimas notícias

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição 2026 terá desfile de 8 ala ursas neste sábado

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa serão retomados, neste sábado (21), e prometem…

21 de fevereiro de 2026

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Chico Mendes defende nome de Adriano Galdino para vaga de vice na chapa governista: “Melhor nome nesse momento”

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico Mendes (PSB), saiu…

21 de fevereiro de 2026

Dois suspeitos morrem e um fica ferido durante confronto com a Polícia Militar em João Pessoa

Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar terminou em um intenso…

21 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos intensos para 114 cidades paraibanas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas intensas abrangendo diversas…

21 de fevereiro de 2026