Categorias: Paraíba

AÇÃO: Defesa Civil monitora áreas atingidas pelas chuvas na Capital paraibana

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) permanece em estado de alerta para monitorar as áreas de João Pessoa atingidas pelas fortes chuvas que ocorrem desde o final de semana passado. De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), nos dois primeiros dias de julho já choveu 43,45% da média histórica de chuvas para o mês.

 

A Defesa Civil recebeu 30 chamadas nas últimas 48 horas, sendo três consideradas de risco: alagamento na Comunidade São José (Bairro São José), desmoronamento na Comunidade Saturnino de Brito (Jaguaribe) e deslizamento de barreira na Rua Monsenhor José Coutinho, no bairro do Roger.

 

Na manhã desta terça-feira (3), uma equipe da Defesa Civil esteve na Saturnino de Brito para a demolição de três moradias que se encontravam em estado de risco, nas proximidades de uma barreira. Ao todo, o órgão informou que nove casas já foram interditadas ou demolidas no local.

 

As famílias que residiam nessas casas estão sendo removidas para abrigos provisórios, como a Escola Municipal Damásio da Franca, onde recebem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com auxílio de cesta básica, colchões e cobertores. Além disso, elas serão inscritas no auxílio moradia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para pagar o aluguel de uma nova casa.

 

Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, destacou que algumas famílias estão resistindo a deixar suas casas, mesmo sabendo da situação de risco. “Explicamos que é uma ação emergencial para a segurança delas. Precisa ser feito”, disse. Segundo ele, a Comdec está numa ação integrada para atender as localidades atingidas pelas chuvas.

 

Programação– Nos próximos dias, a Comdec segue o programa de monitoramento. A comunidade Maria de Nazaré, no Funcionários II, a Comunidade Frei Damião, no bairro Valentina Figueiredo, e o bairro do Roger são alguns pontos que terão a visita da Defesa Civil. O Alto do Matheus já passou por vistoria, mas nenhuma casa foi interditada. Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil está disponível durante 24 horas, todos os dias da semana. A população pode acioná-la pelo número 0800-2859020. A chamada é gratuita.

 

Além da Defesa Civil, estão participando das operações a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

 

Previsão do Tempo – Segundo informações da Aesa, o acumulado de chuvas nos dois primeiros dias de julho (domingo e segunda-feira), registrou 102.8 mm, o que corresponde a 43,45% da média histórica do mês, que é de 236 mm.

 

“As chuvas já estão menos intensas do que as que ocorreram em junho e devem diminuir no decorrer do mês, mas podem ultrapassar o que está previsto”, disse Carmem Becker, meteorologista da Aesa. De acordo com ela, a previsão é de que nesta quarta-feira (8) as chuvas permaneçam na Capital, com períodos de estiagem.

 

 

Secom-JP

 

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026