Categorias: Paraíba

Abastecimento de água em Campina Grande é restabelecido após rompimento de reservatório

PUBLICIDADE

O abastecimento de água foi restabelecido neste domingo (09) em Campina Grande e nas cidades vizinhas afetadas pelo rompimento de um reservatório da Cagepa no último sábado (08).

Por conta do rompimento, 40 bairros de Campina Grande e os municípios de Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial e Montadas tiveram o abastecimento de água interrompido.

De acordo com o diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, o sistema voltou a operar com segurança após inspeções técnicas detalhadas.

Segundo ele, as equipes da companhia confirmaram que os demais reservatórios, no local onde estava o que se rompeu, permanecem íntegros e em plenas condições de funcionamento.

Diante da tragédia, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação para apurar o rompimento do reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), no bairro da Prata, em Campina Grande.

O rompimento deixou uma mulher de 62 anos morta, duas pessoas feridas, provocou o desabamento de três casas e arrastou carros.

O rompimento aconteceu na manhã de sábado, na Rua Oswaldo Cruz. O reservatório armazenava cerca de dois mil metros cúbicos de água — o equivalente a dois milhões de litros — e deixou 40 bairros de Campina Grande, além dos municípios de Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial e Montadas, temporariamente sem abastecimento.

A investigação, uma notícia de fato, foi instaurada pela promotora de Justiça plantonista Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra. Segundo o documento, o caso envolve uma concessionária de serviço público e gerou consequências que atingem interesses coletivos, o que justifica a atuação do Ministério Público.

Na justificativa para o procedimento, que inclui registros das notícias veiculadas pela imprensa a respeito do acidente, a promotora argumenta que “o fato envolve uma concessionária de serviço público e ocasionou consequências que atingem interesses difusos e coletivos, cuja tutela é função institucional do Ministério Público, nos termos do art. 129, III, da Constituição Federal”.

O MPPB solicitou que a Cagepa, por meio da Gerência Regional de Campina Grande, apresente em até 48 horas informações sobre o rompimento. O órgão quer saber se foram realizadas vistorias técnicas na estrutura antes do acidente, quais medidas foram adotadas após o fato e o planejamento para reparar os danos.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o IPC também devem apresentar detalhes do que foi feito após o rompimento do reservatório.

A Cagepa, responsável pelo reservatório, afirmou em nota que lamenta o acidente e manifestou pesar pela vítima que morreu. Segundo a empresa, vai ser instaurado um processo interno de apuração para identificar as causas do rompimento.

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), esteve no lugar do acidente, e afirmou que o reservatório de água que rompeu, passava por manutenção constante e não apresentava sinais de risco antes do acidente.

O governador também garantiu que as vítimas do rompimento, no que diz respeito a perdas materiais, receberão apoio do governo.

O governo também criou uma comissão especial para acompanhar o caso, sob o comando do vice-governador, Lucas Ribeiro. Segundo ele, a Cagepa alugou residências para alocar vítimas que estão precisando de habitação.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025