Categorias: Paraíba

Abastecimento: Cagepa nega risco de colapso na Grande JP

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, negou, veementemente, nesta quarta-feira (14), qualquer possibilidade do sistema de abastecimento de água da Grande João Pessoa entrar em colapso.

Segundo ele, o que vem ocorrendo em alguns bairros são intermitências (suspensões temporárias) no fornecimento d’água em determinados períodos do dia, geralmente à noite.

“Não há qualquer risco de acontecer um colapso no abastecimento d’água da Grande João Pessoa. Isso só poderia ocorrer se os nossos mananciais estivessem vazios, o que não eacontecer. Nossas barragens estão cheias, portanto, esse risco não existe. O que a gente tem explicado à população é que essas intermitências no sistema são decorrentes do desequilíbrio entre oferta e demanda, pois a água que estamos conseguindo produzir nas nossas estações de tratamento está dando para atender a demanda praticamente no limite”, explicou.

Deusdete enfatizou que, com a chegada do Verão, o fluxo de turistas em João Pessoa aumenta expressivamente o que também contribui para o desequilíbrio entre oferta e demanda.

“Neste período, a população flutuante cresce significativamente e o consumo de água aumenta muito. Além disso, no Verão, as pessoas tendem a consumir mais água, o que também contribui para esse desequilíbrio”, justificou.

O presidente da Cagepa ressaltou que as intermitências ocorrem geralmente no período das 22h00 às 05h00. “Como os reservatórios baixam muito, nós precisamos interromper a distribuição para que os reservatórios sejam reabastecidos e isso vem ocorrendo geralmente à noite”, disse Deusdete, acrescentando que, atualmente, a Estação de Tratamento de Água de Gramame, que é responsável pelo abastecimento de 70% de João Pessoa e todo o município de Cabedelo, vem produzindo 1.900 litros d’água por segundo.

Fim das intermitências – Deusdete explicou, ainda, que as intermitências no fornecimento d’água na Grande João Pessoa terão fim com a conclusão da obra da transposição Translitorânea, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.

“Estamos construindo uma nova adutora e uma nova Estação de Tratamento de Água. Isso vai permitir a duplicação da produção d’água e garantir o fornecimento pelos próximos 20 anos para a Grande João Pessoa, observou.

O presidente da Cagepa lembrou que a obra da transposição Translitorânea foi iniciada em 2008, com prazo de conclusão previsto para 2010, porém, foi paralisada pelo governo passado.

“Infelizmente, a Translitorânea foi uma das dezenas de obras que o atual governo encontrou paralisada. Depois do esforço pessoal do governador Ricardo Coutinho, o Governo Federal liberou a retomada da obra e nossa previsão é de que até o meio do próximo ano o novo sistema entre em operação”, declarou.

Ações emergenciais – O presidente revelou que a Cagepa vem adotando há alguns meses medidas emergenciais para permitir um incremento na oferta de água na cidade de João Pessoa. “Já pensando na chegada do Verão, iniciamos a recuperação de vários poços artesianos para reforçar a oferta de água”, destacou Deusdete, citando como exemplo a recuperação de poços no Castelo Branco, Mangabeira e Valentina Figueiredo.

Ele revelou, ainda, outras ações que estão sendo feitas para a Cagepa para diminuir o desperdício de água.

“Recentemente, adquirimos quase 100 mil hidrômetros para melhorar a nossa micromedição e evitar o desperdício por parte dos consumidores. Além disso, reforçamos nossas equipes de manutenção para agilizar a retirada de vazamentos. Agora, é preciso o apoio da população para que se evite o desperdício e nos comunique o quanto o surgimento de vazamentos na rede de distribuição”, concluiu Deusdete, lembrando que o número do telefone para a população interagir com a Cagepa é o 115.


SECOM-PB

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026