Categorias: Paraíba

Abacaxi da Paraíba é destaque e se torna tema de pesquisa

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Mandioca e Fruticultura Tropical, de Cruz das Almas, na Bahia, visitará a Paraíba durante três dias, a partir da próxima segunda-feira (8) para coletar amostras de mudas de abacaxi BBS Vitória, que a Emater Paraíba assessora em áreas de plantio em comunidades rurais no Litoral.

Os pesquisadores Tullio Raphael Pádua, Juracy Mattos e Aristóteles Matos vão percorrer os municípios de Araçagi, Santa Rita e Itapororoca, que têm as maiores plantações de abacaxi. Ao final da visita, coletarão talo do abacaxi Vitória para aprofundar as pesquisas sobre esta variedade resistente à fusariose que está sendo cultivada em Itapororoca desde 2010.

O assessor estadual do abacaxi na Emater, engenheiro agrônomo Leôncio Vilar, informou que o pesquisador Tulio Raphael é o mais novo integrante da equipe técnica de pesquisadores do abacaxi da Embrapa, e que ainda não conhece a variedade BBS Vitória. Será uma oportunidade também para ele manter contatos com agricultores da abacaxicultura paraibana.

Leôncio Vilar informou que a variedade BBS Vitoria é uma criação da Embrapa Mandioca e Fruticultura, cujas mudas foram multiplicadas na fazenda do produtor Cleanto Castro, em Itapororoca, com acompanhamento da Emater. Em 2010, a Emater Paraíba recebeu 68 mil mudas da variedade Vitória, que foram plantadas para multiplicação da espécie.

Além de mais produtivo, o abacaxi Vitória tem fruto de melhor qualidade e maior aceitação no mercado. Seu porte se assemelha às variedades ‘Pérola’ e ‘Smooth Cayenne’, mais consumidas, além de não possuir espinhos nas folhas, facilitando os tratos culturais.

As mudas do Vitória foram produzidas em laboratório, originada de três híbridos elaborados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em Cruz das Almas (BA). Depois de introduzidas nas Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chegaram à Paraíba.

As mudas de abacaxi Vitória reproduzidas na Paraíba foram distribuídas com agricultores familiares do Assentamento Água Branca, em São Miguel de Itaipu, no Baixo Paraíba, como unidade de multiplicação de mudas. Trata-se de parceria entre a Emater Paraíba e a empresa Consplan, que atende as famílias.

 

Pb.gov

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…

13 de fevereiro de 2026