A partir desta 6: PMJP realiza ação para o controle de pombos na Capital 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai realizar, a partir desta sexta-feira (17), às 8h, uma ação de monitoramento e orientação à população para controlar a proliferação de pombos em pontos da Capital. Os agentes de endemias irão vistoriar modificações estruturais nas localidades visitadas e tentar identificar migrações dessas aves que são consideradas pragas urbanas.

As equipes visitarão áreas da cidade onde há a presença de pombos como Praça dos Três Poderes, Praça 1817, Praça Pedro Américo e Porto do Capim, no Centro Histórico; Paratibe; Gramame e a orla das praias de Tambaú e Cabo Branco. As visitas iniciarão concomitantemente em todas as áreas e se estenderão durante a próxima semana, finalizando quando todas as localidades forem vistoriadas e orientadas.

A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes, explicou que a oferta ou escassez de alimentos influencia a reprodução dos pombos. “Em locais onde há fartura de alimentos, ocorre aumento da reprodução e, portanto, aumento da população dessas aves. Se há escassez, a população de pombos se mantém em equilíbrio”, afirmou.

Cuidados – Raquel Moraes destacou alguns cuidados que a população pode tomar para colaborar no controle da presença de pombos. “Deve-se evitar alimentá-los para que eles tenham sua função na natureza e a população permaneça controlada, além recolher sobras de alimentos de animais domésticos para não atrair essas aves”, pontuou.

As pessoas ainda podem ter outros cuidados, inclusive em suas residências, para evitar a presença indesejada de pombos, como a instalação de telas ou alvenaria nos vãos dos telhados; janelas que impeçam a entrada dessas aves; esticar fio de nylon ou arame nos locais de pouso (beirais, muros e floreiras) numa altura de 10 cm; utilização de objetos pontiagudos para evitar que as aves pousem ou façam ninhos; e modificação da superfície de apoio das aves para que fique com inclinação de mais de 60 graus.

Prejuízos para a saúde – Com um ambiente favorável à reprodução, os pombos se multiplicam. Porém, o que poucos sabem é que essas aves são vetores de ácaros, que causam alergias na pele. Algumas doenças como criptococose, histoplasmose e clamidiose são transmitidas através da inalação de poeira resultante de fezes secas de pombos, contaminadas por fungos ou bactérias, acarretando em doenças respiratórias e afetando o sistema nervoso central. Além disso, a ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos pode transmitir Salmonelose, que compromete o aparelho digestivo.

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026