A Paraíba o tempo todo  |

31 DE MARÇO – Dia da Saúde e da Nutrição: cuscuz é nutritivo, saboroso e a cara do Nordeste

Patrimônio Imaterial da Humanidade, nutritivo, saboroso e a cara do Nordeste. O cuscuz é fonte de alimentação de muitas famílias e no Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado nesta sexta-feira (31), a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Danielle Cardoso, destaca o valor nutricional deste alimento de baixo custo e fala das inúmeras combinações para este prato.

Fonte de carboidrato, o cuscuz é um alimento energético e que possui nutrientes importantes como cálcio, ferro, vitaminas B6, magnésio e fibras. “Porém, ele tem um índice glicêmico que é considerado médio. Esse índice é a resposta da glicose em relação a essa liberação na corrente sanguínea. Algumas pessoas devem ter um cuidado com esse tipo de nutriente, como é o caso do diabético. A indicação é consumir em pequenas porções e agregar um pouco de fibra como aveia e chia”, explicou a nutricionista.

Danielle Cardoso destaca que ele é um alimento altamente energético, saboroso, que combina com várias preparações, inclusive, culturalmente faz parte do consumo alimentar do nosso Estado. “O cuscuz encaixa muito bem em refeições que precisamos de mais energia: de manhã no café da manhã, como opção de pré-treino para algumas pessoas e até no jantar. Até em dietas de emagrecimento dá para incluir”, indica.

A nutricionista orienta que é ótimo associar o cuscuz a uma fonte protéica como ovos, queijos, carne e peixe. Recomenda também que ele deve ser introduzido na alimentação das crianças para que ela prossiga essa cultura de tradição alimentar.

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe