A construção de barragens subterrâneas está possibilitando que as famílias agricultoras possam desenvolver suas atividades agrícolas mesmo em período de longas estiagens, garantindo com isso uma renda mensal.

É o caso do agricultor Antonio Marinho Sobrinho (Antonio do Coentro), da comunidade Catolé de Queimadas, município de Queimadas. Com assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) iniciou a construção da barragem para armazenar no subsolo as águas do período das chuvas.

O agricultor pretende ampliar suas atividades com fruteiras, milho, feijão e fava em sistema de subirrigação tendo como base a barragem subterrânea. Um grupo de extensionistas da Gerência Regional da Empaer em Campina Grande e o do escritório local de Queimadas, composto de Evandro Felix, Auto Martins e Verneck Abrantes, visitou a comunidade para orientar o agricultor quanto à construção da barragem.

A barragem na comunidade Catolé vai permitir que a família diversifique suas atividades agropecuárias, com garantia de uma reserva de água mesmo em período de prolongada estiagem. A água captada das chuvas fica armazenada no subsolo para irrigar culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais.

Também na oportunidade, foram apresentadas ao produtor as técnicas de captação de águas, barragens sucessivas e pedras, curvas de nível, preservação ambiental, manejo e conforto animal, entre outras informações.

O projeto de construção de barragens subterrâneas é fruto de uma parceria entre a Empaer e a Prefeitura Municipal de Queimadas. “Nesses momentos a Empaer constrói com o agricultor seu bem estar social produtivo e econômico”, comentou o gerente regional da empresa em Campina Grande, José Sales Junior.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Começa na próxima segunda-feira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em CG

Começa na próxima segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Em Campina Grande diversas instituições realizam atividades com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças…

Verão europeu: saiba porque a Grécia tem atraído cada vez mais turistas brasileiros

A combinação grega de praias de águas azul-turquesa e areia dourada, estrutura turística de primeira classe e preços baixos tem se provado crucial na hora do turista brasileiro decidir para onde fará…