A Paraíba o tempo todo  |

12 de agosto: há 38 anos foi morta a paraibana Margarida Maria Alves; mulheres do campo celebram a memória da líder sindical

Margarida foi ceifada porque para ela: “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”

Para ás mulheres do campo, da floresta e das águas, o mês de agosto é um mês muito simbólico. É um mês em que se reafirma a resistência das mulheres, na lembrança do dia 12 de agosto de 1983, onde há 38 anos foi assassinada covardemente a líder sindical Margarida Maria Alves, a mando de grandes latifundiários de Alagoa Grande-PB, porque lutava em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Hoje, a memória da sindicalista sobrevive e se perpetua nos movimentos populares e sociais pelo país, principalmente na realização da chamada ‘Marcha das Margaridas’. Margarida Maria Alves nasceu em Alagoa Grande, a 5 de agosto de 1933, e morreu na mesma cidade, em 12 de agosto de 1983. Ela foi uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país. E seu nome e sua história de luta continuam a inspirar as mobilizações e protestos nacionais.

O nome ‘Marcha das Margaridas’ foi escolhido em homenagem à paraibana Margarida Maria Alves, a ativista de 50 anos brutalmente assassinada por um matador de aluguel contratado por fazendeiros. Sua execução gerou a indignação da classe trabalhadora. No entanto, mesmo após 38 anos de sua morte, ninguém foi condenado pelo crime que escandalizou o país. Por outro lado, Margarida virou símbolo de luta e coragem.

Vaja o documentário sobre ela:

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe