A Paraíba o tempo todo  |

Violência doméstica: TJPB e Segurança firmam Termo de Cooperação

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, assinaram, na tarde desta segunda-feira (11), Termo de Cooperação Técnica para realização do ‘Mutirão da Semana pela Paz em Casa’, que acontece até o dia 22 de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A solenidade aconteceu no Fórum Criminal de Mangabeira, em João Pessoa, com a presença do delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, e da coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher (Deam) na Paraíba, delegada Maísa Félix.

Durante o mutirão, as polícias darão cumprimento a mandados de medidas protetivas concedidias no período. Além disso, segundo o documento, a Sesds será responsável por disponibilizar seis viaturas da Polícia Civil que estão a serviço das Deam para que o trabalho seja realizado junto à Vara da Violência Doméstica. “Para a nossa secretaria é uma satisfação participar desta semana, reforçando algumas estratégias principalmente esta de cooperação que assinamos no dia de hoje apoiando algumas ações do Tribunal de Justiça e também reforçando o cumprimento de algumas medidas protetivas que estão pendentes e agora terão mais celeridade”, disse o secretário Jean Nunes.

O trabalho já começa com uma força tarefa para dar cumprimento a 400 medidas protetivas. “Todas as instituições que tratam da matéria na Paraíba estão de parabéns por tirar do papel o planejamento e colocar  em prática o combate à violência doméstica familiar. Este é um trabalho contínuo, efetivo que vem sendo feito não só pela Polícia Civil, por meio da coordenação das Delegacias da Mulher no estado, mas também pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Ministério Público e Tribunal de Justiça, todos unidos para que as ações cheguem ainda mais rápido exatamente a quem precisa que são as mulheres vítimas de violência”, falou o delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto.

“È a quarta vez que nós participamos do mutirão. Na próxima semana vamos dar a estrutura, colocando à disposição agentes de investigação, viaturas para dar o suporte ao cumprimento das medidas protetivas e assim nós vamos dar uma grande contribuição para ter uma resposta mais célere da Justiça no momento em que aquela mulher vítima de violência vai até a Delegacia, registra a ocorrência e solicita as medidas protetivas. Como nós trabalhamos em rede, este é um serviço a mais que estamos prestando às vítimas que já contam com 14 Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher e um Núcleo de Atendimento na Paraíba”, explicou a coordenadora das Deams, delegada Maísa Félix.   

Já o Tribunal de Justiça se comprometeu a destacar, com exclusividade, oficiais de Justiça para dar cumprimento aos mandados, em conjunto com a unidade policial especializada. O termo terá vigência de 60 dias, podendo ser prorrogado. “È mais uma meta que estamos cumprindo. A ideia é ter um juiz operacional que, além de determinar, tenha condições de fazer cumprir a ordem policial. Porque é dever de todo gestor enfrentar esta situação crítica de violência doméstica e dever também de cada cidadão brasileiro fazer cumprir a Lei e a paz em casa”, concluiu o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

 

Redação

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe