A Paraíba o tempo todo  |

Venezuela utilizará assessoria do MST em produção de fazenda expropriada

A Venezuela utilizará a assessoria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a produção agrícola em uma fazenda expropriada pelo governo em uma nova etapa da chamada "guerra ao latifúndio", que estabelece o resgate de terras consideradas improdutivas.

Expropriada há um mês, a fazenda El Frío, de 63 mil hectares, será um dos polos de produção arrozeira no Estado de Apure (norte da Venezuela), de acordo com o governo.

Ali, o MST será responsável pelo desenvolvimento de dois projetos experimentais. Um será destinado à produção de arroz e peixe orgânicos e o outro, à criação de gado de leite.

O dirigente do MST na Venezuela, Alexandre Conceição, disse que o trabalho do grupo na fazenda El Frío será o de organizar a produção e o trabalho dos agricultores com base no modelo de cooperativas utilizado nos assentamentos do Brasil.

"Depois eles devem assumir sozinhos o projeto, porque o objetivo final é facilitar a transferência tecnológica em agroecologia para que a Venezuela possa alcançar sua soberania alimentar", acrescentou.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que ordenou seus funcionários a acelerarem o "resgate de terras", defendeu a técnica utilizada pelo MST em suas cooperativas como uma alternativa para incrementar a produtividade do campo venezuelano.

"É possível incrementar em 30% a produção com essas técnicas alternativas", disse Chávez. "No Brasil os sem-terra fazem isso. Aqui, temos uma brigada dos sem-terra há algum tempo trabalhando conosco", afirmou o presidente durante uma reunião do Conselho de Ministros transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão, nesta quarta-feira.

Vietnã

A maior parte da produção de arroz na fazenda El Frío, no entanto, estará a cargo de um grupo de técnicos do Vietnã. O governo pretende produzir 250 t de arroz, em uma tentativa de reduzir os custos de importações do cereal.

Cerca de 70% dos alimentos consumidos na Venezuela são importados. Em 2008, saíram dos cofres da estatal petroleira PDVSA US$ 2,2 bilhões para a compra de alimentos, dos quais quase a metade foram destinados à importação de produtos do Brasil.

O convênio entre o governo venezuelano e os sem-terra começou em 2005, quando Chávez visitou um assentamento da reforma agrária no município de Tapes (Rio Grande do Sul). Neste assentamento, que funcionaria de acordo com o modelo de produção proposto pelo MST, uma das áreas de produção é destinada a arroz e piscicultura.

Na ocasião, foi firmado um acordo entre a Venezuela, o MST e a organização Via Campesina que estabelece a cooperação para a produção de sementes agroecológicas e a colaboração do MST na organização no setor produtivo e dos camponeses em cooperativas.

Em contrapartida, o governo venezuelano "custeia o trabalho" dos 15 integrantes do MST que atuam no país, além da infraestrutura para a realização do trabalho no campo, segundo Conceição.

"A relação do MST com o governo venezuelano é uma aliança política, não comercial. Corresponde ao nosso princípio de solidariedade", afirmou o dirigente do MST.

Desapropriações

Questionado sobre se o MST está organizando os camponeses venezuelanos para a ocupação de propriedades rurais, Conceição disse que "não é necessário". "Aqui o Estado se encarrega de cumprir a Constituição, ao desapropriar as terras improdutivas", afirmou.

O primeiro trabalho realizado pelos sem-terra na Venezuela foi a criação de um Instituto Internacional de agroecologia para a formação de técnicos agrícolas, uma das cláusulas do convênio assinado em Tapes.

Inaugurado em 2006, em Barinas, Estado natal do presidente venezuelano, o instituto agroecológico leva o nome do educador brasileiro Paulo Freire e tem cerca de 70 estudantes provenientes de sete países da América Latina.

A questão agrária venezuelana é um ponto de permanente conflito entre o governo e o setor privado no país. A expropriação de terras e a regulação de preços dos alimentos tem aprofundado a disputa entre ambos e provocado desabastecimento dos principais produtos da cesta básica no país, entre eles, o arroz.

O governo diz que suas intervenções no campo são direcionadas a terras "improdutivas". "Os produtores que têm suas fazendas e estão produzindo, não se preocupem, porque nós não vamos tomar nada", afirmou Chávez.

Para o setor empresarial e os partidos opositores, no entanto, as medidas do governo são um "ataque" à propriedade privada e à Constituição do país.

 

BBC

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe