Donald Trump tem intensificado suas ameaças a diversos países, especialmente na América Latina, após a recente operação militar na Venezuela. O presidente americano ampliou o tom agressivo contra as nações vizinhas e reforçou seu interesse estratégico na Groenlândia, território dinamarquês rico em recursos naturais.
No caso do México, Trump afirmou que o país não tem feito o suficiente para reprimir os cartéis de drogas. Durante entrevista, ele mencionou ter oferecido ajuda militar à presidente Cláudia Sheinbaum para lidar com o problema, proposta que foi prontamente rechaçada. Sheinbaum, inclusive, criticou a operação americana na Venezuela, declarando-se contra qualquer intervenção dos Estados Unidos em países estrangeiros.
As tensões entre Trump e Gustavo Petro, presidente da Colômbia, também têm se intensificado significativamente. No domingo (4), enquanto comentava sobre a operação na Venezuela, o presidente americano usou palavras duras contra Petro, chamando-o de “homem doente que gosta de fabricar e vender cocaína aos Estados Unidos”.
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) recuou em acusar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o suposto Cartel de Los Soles.
A nova peça da denúncia contra o venezuelano por narcotráfico, apresentada após o sequestro de Maduro pelos EUA, excluiu a acusação feita na peça anterior, apresentada em 2020.
Na nova peça do Departamento de Justiça, apresentada nesta semana, o Cartel de Los Soles aparece apenas duas vezes, em citações de menor importância, sem qualquer menção à liderança de Maduro em relação ao suposto cartel.
Com CNN








