A Paraíba o tempo todo  |

TRANSIÇÃO: rebeldes líbios planejam eleições presidenciais dentro de 20 meses

O Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio estima realizar dentro de 20 meses uma eleição nacional para a escolha de um presidente, informou nesta sexta-feira o representante do órgão político rebelde no Reino Unido, Guma Al Gamaty.

"Estabelecemos uma plano preciso com um período de transição de 20 meses", declarou Al Gamaty.

Segundo ele, o CNT irá dirigir a Líbia durante os próximos oito meses, até que uma Assembleia Constituinte seja eleita pelo povo para redigir uma nova Constituição.

"Este conselho irá elaborar o rascunho de uma Constituição democrática que deverá ser debatida e depois referendada."

Após isso, com a nova Constituição aprovada pelo povo, os rebeldes planejam a realização em cerca de um ano de eleições parlamentares e para presidente.

"Dessa forma, ao final de 20 meses, os líbios terão eleito os líderes que eles querem para comandar o país."

CONFERÊNCIA DE PARIS

As declarações de Al Gamaty chegam um dia após o CNT receber amplo respaldo da comunidade internacional durante uma conferência em Paris.

Além dos membros da Otan e seus aliados, a reunião em Paris contou com a participação de 63 países, entre eles o Brasil.

Segundo Sarkozy, a intervenção da Otan e seus aliados "salvou milhares de vidas" e todos os países europeus presentes na reunião estão dispostos a reabrir suas embaixadas em Trípoli após a transição de poder no país. O líder francês disse também que o Conselho Nacional de Transição (CNT) deve iniciar um processo de "reconciliação e perdão" na Líbia.

PRAZO PARA RENDIÇÃO

Também nesta quinta-feira (1), o CNT estendeu em uma semana o prazo de rendição da cidade de Sirte, o último bastião de apoio ao ditador Muammar Gaddafi. O prazo anterior era sábado, dia 3 de setembro. Os rebeldes afirmam que irão atacar a cidade se os gaddafistas não se renderem.

O anúncio dos rebeldes chegou horas após o ditador Muammar Gaddafi ter declarado, numa nova mensagem de áudio transmitida na TV, Sirte como a nova capital da Líbia.

 

FOLHA.COM

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe