A Paraíba o tempo todo  |

Terremoto deixa 9 mortos em Taiwan e mais de 800 feridos

Abalo sísmico. Um forte terremoto de magnitude 7,7 deixou nove pessoas mortas e mais de 800 feridas em Taiwan, na manhã de quarta-feira (03/04), pelo horário local. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas.

Segundo as autoridades, as quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.

 

Autoridades taiwanesas descrevem o abalo sísmico de magnitude superior a 7,0 como o mais forte a atingir a ilha em 25 anos. Novos tremores estão previstos para os próximos dias. Japão e Filipinas estão em alerta.

Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram, de acordo com as autoridades. Socorristas trabalharam no resgate de mais de 70 pessoas que ficaram presas entre os escombros.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície.

Em setembro de 1999, um abalo sísmico de magnitude 7,6 fez 2.400 vítimas em Taiwan. Situado perto de duas placas tectônicas, o país insular sofre atividade sísmica regular. As autoridades alertaram para a possibilidade de novos tremores nos próximos dias.

As Filipinas haviam expedido avisos de “altas ondas de tsunami” e se preparado para evacuar as áreas litorâneas, mas suspenderam o alarme. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) também cancelou o alerta de tsunami para suas ilhas do sul.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe