A Paraíba o tempo todo  |

Taiwan tenta resgatar 70 mineiros e sobreviventes presos em túneis e prédios

Um terremoto sem precedentes e de proporções alarmantes. Prédios em ruínas, pessoas correndo desesperadas e mortas. Taiwan tenta resgatar 70 mineiros e sobreviventes presos em túneis e prédios. As imagens do tremor são impressionantes e mostram prédios desabando pela força do terremoto. Há relatos de que havia pessoas dentro de alguns deles.

Em uma área montanhosa e com as principais estradas e linhas ferroviárias destruídas, equipes de resgate de Taiwan tentavam hoje quarta-feira (03/04) resgatar centenas de pessoas que ficaram presas em túneis, edifícios e até pedreiras por conta do forte terremoto que atingiu o país.

Nove pessoas morreram e 974 ficaram feridas por conta do tremor, de magnitude 7,4 — o pior no país em 25 anos. Nesta quarta, o Escritório de Representação do Brasil em Taiwan disse que não há brasileiros entre as vítimas. Em Taiwan tem pelo menos 1.700 brasileiros.

Segundo as autoridades, as quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.

Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram, de acordo com as autoridades. Socorristas trabalharam no resgate de dezenas de pessoas que ficaram presas entre os escombros. O governo calculou o número de feridos em 821.


Alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas.
Em um primeiro momento, as autoridades chegaram a alertar para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.

Terremotos não são uma novidade em Taiwan: a ilha é atingida por dezenas de tremores por ano. Muitos terremotos letais atingiram Taiwan no século passado. A ilha está localizada em várias falhas ativas, que estão associadas à atividade sísmica.

Taiwan fica ao longo do “Anel de Fogo” do Pacífico, a linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico, onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo. A maioria não passa de 5 graus na escala Richter, mas uma dezena deles chega a 6 ou 7. Mas seu impacto sobre os 23 milhões de habitantes da ilha tem sido relativamente contido graças à sua excelente preparação para terremotos, segundo especialistas.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe