A Paraíba o tempo todo  |

Robô japonesa estreia sem roupa na Semana da Moda de Tóquio

A robô feminina HRP-4C estreou hoje como modelo, embora sem roupa, na Semana da Moda de Tóquio, onde apresentou ao público as coleções dos desenhistas mais jovens.

 

Capaz de falar, sorrir, se surpreender e se indispor, esta humanóide japonesa subiu na passarela ao ritmo de uma música futurista e cumprimentou o público com uma cerimoniosa reverência.

 

"Bem-vindos ao Projeto Shinmai (Arroz Fresco)", disse a robô, em referência aos desenhistas que, estreantes como ela, mostrariam suas coleções Outono-Inverno no evento.

 

Com 1,58 metros de altura, a média das mulheres no Japão, e 43 quilos de peso, HRP-4C fez uma breve apresentação dos desfiles e piscou para o público, embora não tenha chegado a desfilar pela passarela inteira.

 

Ao finalizar o curto discurso, a robô deu a volta com um suave contorno e se dirigiu de volta aos bastidores, deixando aparecer algumas curvas femininas com as quais foi desenhada.

 

Desenvolvida por uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão, HRP-4C movimenta seu corpo de alumínio negro e prateado graças a 30 motores, que lhe permitem deslocar braços e pernas, além de caminhar.

 

A robô tem ainda o um rosto de silicone de típica beleza japonesa com oito motores, que lhe permitem gesticular e expressar diferentes emoções, como a surpresa ou o enfado
 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe