Rebeldes líbios dominam mais da metade de Sirte, diz comandante
Cidade-natal de Kadhafi está sob cerco há mais de três semanas. Coronel, que promete resistência, ainda está em local desconhecido.
Os combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição da Líbia tomaram controle de mais da metade de Sirte, cidade-natal de Muammar Kadhafi, e esperar controlar totalmente a cidade dentro de dois dias, disse nesta quarta-feira (5) um comandante local.
"Em dois dias, se Deus quiser, Sirte vai estar livre", disse o comandante Adel Al-Hasi.
A cidade está sob cerco há mais de três semanas, e a situação humanitária é grave, com muitos civis em fuga.
A tomada de Sirte teria uma enorme importância simbólica para os novos governantes da Líbia, porque acabaria com o maior bolsão de resistência pró-Kadhafi e permitiria o governo interino mudar o foco para preparar as eleições democráticas.
A batalha pela cidade trouxe um alto custo para os civis. Eles ficaram presos pelo confronto com poucos suprimentos de comida e água e nenhuma instalação médica apropriada para cuidar dos feridos.
Nesta quarta, diminuiu o fogo de artilharia pesada dos simpatizantes de Kadhafi que mantinha os combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) nas imediações da cidade, permitindo a entrada das forças do CNT.
O conselho rebelde líbio assumiu interinamente o poder em fim de agosto, após tomar a capital, Trípoli, depois de mais de seis meses de uma violenta guerra civil.
Desde então, o paradeiro de Kadhafi é desconhecido. O coronel afirma que vai resistir aos rebeldes, e homens leais a ele seguem resistindo ao novo governo.
G1








