A Paraíba o tempo todo  |

Protestos contra o FMI deixam 1 morto e dezenas de detidos na Turquia, diz TV

Uma pessoa morreu e cerca de cem foram detidas nos confrontos entre a polícia e manifestantes que protestavam contra a realização da assembleia anual conjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em Istambul.

 

A rede de TV "Habertürk" informou que o morto, identificado como Ishak Kavlo, sofreu um ataque cardíaco quando a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo em uma rua usada pelos participantes da passeata. Uma ambulância chegou a socorrer a vítima, um homem de 55 anos, mas ele morreu pouco tempo depois.

Ainda segundo a "Habertürk", cerca de cem pessoas foram detidas durante os protestos. Mas a emissora "CNN-Türk" reduziu este número para 78.

 

Protestos

Às 10h (4h de Brasília) desta terça-feira, representantes de sindicatos e partidos de esquerda se reuniram em diversos pontos do distrito de Beyoglu.

Ao todo, aproximadamente mil pessoas caminharam até a praça de Taksim, no centro da cidade. Do local, os manifestantes pretendiam chegar ao lugar em que acontecem as reuniões do FMI e do Banco Mundial.

Para impedir que isso acontecesse, a polícia usou jatos d’água e bombas de gás lacrimogêneo. Logo em seguida, segundo imagens da TV turca, começaram os confrontos entre policiais e manifestantes.

Alguns participantes do protesto reagiram à ação da polícia jogando coquetéis molotov e pedras contra os agentes e algumas lojas e pontos de ônibus.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe