Keiji Fukuda, ‘número dois’ da Organização Mundial da Saúde, disse nesta terça-feira (28) que o número de casos de gripe suína confirmados por testes de laboratório em todo o mundo atinge 79. Ele não precisou em que países ocorreram os casos, nem especificou o número de mortos.
Fukuda disse que os dois casos registrados na Escócia e os três da Nova Zelândia ocorreram em pacientes que voltaram de viagens ao México, país em que surgiu a doença.
Fukuda disse que a transformação da epidemia de gripe em pandemia (epidemia de alcance mundial) não é inevitável, mas que os países deveriam se preparar para o pior.
"Os países deveriam usar a oportunidade para se preparar para a pandemia", disse.
Ele disse que a OMS está privilegiando as necessidades dos países em desenvolvimento, que, historicamente, são os que mais sofrem nesses casos.
A doença, por enquanto, só provocou mortes no México, mas há casos confirmados também em pacientes nos EUA (52), no Canadá (6), na Espanha (2), na Escócia (2) , na Nova Zelândia (3) e em Israel (2).
Na Nova Zelândia, foram confirmados 3 casos entre 11 suspeitos, entre alunos que visitaram recentemente o México.
Na Espanha, um caso foi confirmado neta terça em Valência, e já havia um caso na localidade de Almansa. Os pacientes recuperam-se.
G1








