A Paraíba o tempo todo  |

Obama diz estar preocupado com desenvolvimento de mísseis pelo Irã

O presidente dos EUA, Barack Obama, está há muito tempo preocupado com os desenvolvimentos no programa iraniano de mísseis, disse nesta quarta-feira (20) o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

 

A declaração é feita no dia em que o Irã anunciou ter lançado com sucesso um míssil terra-terra com alcance de cerca de 2.000 km.

"O míssil Sejil 2, que possui uma avançada tecnologia, foi lançado hoje… e caiu exatamente no alvo", disse presidente Mahmoud Ahmadinejad durante uma visita à província de Semnan, norte do país, que a agência oficial Irna informou ter sido o local do lançamento.

 

Fontes do governo dos EUA, sob condição de anonimato, disseram às agências de notícias que o teste foi um sucesso.

Um alcance de 2.000 km seria quase tão longo quanto o de outro míssil iraniano, Shahab 3, e o suficiente para atingir Israel e bases dos Estados Unidos no Golfo Pérsico.

O anúncio deve aumentar as preocupações no Ocidente sobre as ambições militares do Irã. Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que a república islâmica esteja tentando fabricar armas nucleares. Teerã nega a acusação.

O Irã informou em novembro ter testado um míssil Sejil, descrevendo-o como uma nova geração de mísseis terra-terra (lançados da terra contra alvos em terra ou no mar). Teerã disse estar pronta para se defender contra qualquer agressor.

Washington disse na época que o teste destacou a necessidade de um sistema de defesa de mísseis que os norte-americanos pretendem instalar na Polônia e na República Tcheca para conter ameaças do que classificam de "Estados nocivos".

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe