A Paraíba o tempo todo  |

Número de mortos em queda de avião militar na Indonésia passa de 90

Um avião militar de transporte caiu em uma área residencial da Ilha de Java, na Indonésia, nesta quarta-feira (20), matando mais de 90 pessoas, segundo a Aeronáutica local.

 

Há entre 93 e 97 mortos, segundo o porta-voz da Força Aérea, Bambang Soelistyo. De acordo com as Forças Armadas, há militares e parentes entre as vítimas. Também houve pelo menos três mortos entre as pessoas que estavam em terra.

 

Rustam Pakaya, do Centro de Crise do Ministério da Saúde, disse à Reuters que há 97 mortos e 15 feridos. Os trabalhos de resgate prosseguem.

 

Até o momento, não se sabe o que levou a aeronave a perder altura e bater em quatro casas, antes de cair em uma plantação de arroz na província de Java Oriental, a 150 km a sudoeste de Surabaya, segunda maior cidade indonésia.

A televisão indonésia mostrou imagens de uma floresta em chamas no local do acidente, nas proximidades da cidade de Madian, e de onde se podia ver soldados retirando em macas os corpos das vítimas.

 

Segundo os relatos das testemunhas, apenas a parte traseira do avião não ficou totalmente destruída.

 

Treinamento
A aeronave, um Hércules C-130 com 30 anos de uso, decolou de Jacarta e transportava 96 passageiros e 13 tripulantes que participavam de uma missão rotineira de treinamento, segundo Bambang Sulistyo, porta-voz da Força Aérea da Indonésia. Ele ia da capital indonésia à base aérea de Iswahyudi, em Magetan.

 

O porta-voz militar disse que o avião estava em boas condições e que o tempo era bom na hora do acidente.

 

Há apenas uma semana, a Força Aérea da Indonésia ordenou a inspeção de toda a sua frota de Hércules C-130 depois de um deles ter pousado em Papua sem o trem de aterrissagem traseiro.

 

Sete acidentes aéreos – com um total de 37 mortes – foram registrados nos últimos dois meses na Indonésia, um país no qual a média destes incidentes é de 2,1 a cada um milhão de voos.

 

O mais grave deles aconteceu no dia 7 de abril, quando 24 soldados perderam a vida depois que o avião no qual viajavam se chocou contra um hangar do aeroporto de Bandung, no oeste de Java.

 

A Comissão Europeia proibiu, em 2007, a todas as companhias aéreas indonésias de sobrevoar seu espaço aéreo, porque descumpriam as normas comunitárias sobre segurança.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe