Por pbagora.com.br

 

"OO pescador José Salvador Alvarenga (à direita) cumprimenta o presidente das Ilhas Marshall, Christopher Loeak, antes de partir do país nesta segunda-feira (10) (Foto: Hilary Hosia/AFP)

O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga deixou nesta segunda-feira (10) as Ilhas Marshall, de avião, com destino a Honolulu, no Havaí, na primeira etapa da sua viagem de volta a seu país natal.

Antes de embarcar em uma avião da United Airlines, o pescador, que afirma ter sobrevivido 13 meses à deriva no Oceano Pacífico, agradeceu ao presidente do país, Christopher Loeak, pelo apoio que recebeu desde que chegou à costa.

"Agradeço ao povo das Ilhas Marshall por tudo o que fizeram por mim durante minha estadia", disse, com a ajuda de um intérprete, o pescador de 37 anos.

Loeak presenteou o náufrago com um colar.

Alvarenga, que chegará ao Havaí na manhã de terça-feira, viajará em seguida a El Salvador para encontrar a família, que durante muito tempo o considerou morto.

O trajeto do arquipélago americano até seu país natal provavelmente será feito pela costa oeste dos Estados Unidos.

O náufrago, que disse ter saído para pescar tubarões na costa mexicana do Pacífico no fim de 2012, apareceu em 30 de janeiro nas Ilhas Marshall, depois de percorrer 12.500 quilômetros.

Alvarenga relatou que, para sobreviver, foi obrigado a comer aves, peixes e tartarugas durante 13 meses.

O companheiro de viagem, Ezequiel Córdoba, de 23 anos, morreu quatro meses após o início da navegação, segundo Alvarenga.

 

G1

 

Notícias relacionadas

Dicas de jackpot

Quem nunca sonhou em tentar a sorte e receber um grande prêmio? Aquele capaz de mudar em um piscar de olhos todas as vidas dos membros da família e permitir…