A Paraíba o tempo todo  |

MRE congratula Senado por aprovação de Venezuela no Mercosul

Um dia após o Senado Federal ter aprovado, por 35 votos a 27, o ingresso da Venezuela no Mercosul, o Ministério de Relações Exteriores divulgou nota em que o ministro Celso Amorim congratula-se com o Senado pela aprovação do Protocolo de Adesão do país ao bloco.

Segundo a nota do ministério, essa decisão, fruto de debate amplo e democrático no âmbito do Legislativo brasileiro, reforça o empenho do Brasil em avançar na integração da América do Sul. Com a participação da Venezuela, o Mercosul passará a constituir um bloco com cerca de 270 milhões de habitantes e PIB superior a US$ 2 trilhões.

De acordo com o governo brasileiro, em 2009, a Venezuela, que já é o segundo maior comprador de mercadorias brasileiras na América do Sul, figura como o sexto destino das exportações brasileiras para o mundo e responde pelo segundo maior superávit nas trocas comerciais do Brasil com o exterior.

Aprovação

Após a aprovação, o governo envia a mensagem dos congressistas para os demais países do bloco, para anunciar o aval brasileiro. A aprovação será ainda promulgada pelo Congresso em data ainda a ser marcada.

Para entrar no bloco definitivamente, a Venezuela precisa ainda da aprovação do Congresso paraguaio, que só deve votar o tema no ano que vem. Argentina e Uruguai já tinham aprovado o ingresso do país. Caso seja aprovada no Mercosul, a Venezuela será o quinto país a integrar o bloco comercial.

O pedido da Venezuela para ingressar no Mercosul tramitava no Congresso Nacional havia mais de dois anos. Em dezembro de 2006, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o pedido oficial do país vizinho para se associar ao bloco. Em fevereiro de 2007, Lula enviou ao Congresso mensagem pedindo a aprovação das duas Casas para a ampliação dos membros do Mercosul.

Apesar da aprovação, os senadores de oposição fizeram discursos contra a entrada do novo sócio no Mercosul.

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe