A Paraíba o tempo todo  |

María Corina, líder da oposição da Venezuela, vence Prêmio Nobel da Paz

(FILES) Venezuelan opposition leader Maria Corina Machado holds a Venezuelan national flag as she gestures from atop a truck during a demonstration to protest over the presidential election results, in Caracas on August 3, 2024. Venezuela opposition leader Maria Corina Machado wins the 2025 Nobel Peace Prize, the Norwegian Nobel Committee announced on October 10, 2025. (Photo by Juan BARRETO / AFP)

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10).

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, ela venceu “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

A organização afirmou durante o anúncio que Machado ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”.

O comitê optou por se concentrar na Venezuela neste momento, em um ano dominado pelas repetidas declarações públicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que ele merece o Prêmio Nobel da Paz.

Antes do anúncio, especialistas no prêmio haviam dito que Trump não o ganharia, pois estaria desmantelando a ordem mundial internacional que o comitê do Nobel preza.

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,2 milhão, é entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte do industrial sueco Alfred Nobel, que fundou a premiação em seu testamento de 1895.

Na clandestinidade

Nas últimas semanas, circulou nas redes sociais o rumor de que María Corina Machado estaria refugiada na embaixada dos Estados Unidos.

A opositora vive na clandestinidade desde depois das eleições presidenciais de julho de 2024, nas quais Maduro reivindicou a vitória apesar das denúncias de fraude por parte de

seus rivais.

Seu paradeiro não pôde ser confirmado pela AFP nem por nenhuma autoridade venezuelana ou americana. O ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, insinuou que Machado está refugiada nessa sede diplomática.

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe