A Paraíba o tempo todo  |
Kevin Mitnick

Kevin Mitnick: A trajetória polêmica do hacker que se tornou referência em segurança cibernética

Kevin Mitnick, o notório hacker que posteriormente se converteu em um respeitado profissional de segurança cibernética, faleceu aos 59 anos em decorrência de câncer no pâncreas. Sua história é marcada por controvérsias e um enredo digno de filmes hollywoodianos.

A história

No final dos anos 1980, Mitnick foi condenado por invadir o sistema de computadores da Digital Equipment Corporation, o que lhe rendeu uma breve passagem pela prisão. No entanto, sua infâmia ganhou proporções nacionais nos anos 90, quando o FBI o perseguiu incansavelmente por supostamente invadir computadores de correio de voz da Pacific Bell.

Embora tenha sido capturado em 1995, os anos seguintes trouxeram mais acusações, desta vez, contra agências federais e grandes empresas como Motorola, Nokia e Sun Microsystems. A série de ataques culminou em Mitnick sendo incluído na lista dos Mais Procurados do FBI.

Após cumprir cinco anos de prisão, incluindo um período considerável sem julgamento, Mitnick se tornou uma figura controversa e célebre entre os entusiastas da segurança cibernética. Enquanto alguns o viam como vítima de injustiças do sistema judicial e da mídia negativa, outros o rotulavam como criminoso oportunista, chegando a chamá-lo de ‘terrorista de computador’.

No ápice de sua fama, Mitnick foi retratado no filme de Hollywood intitulado ‘Track Down’, baseado em sua história de vida.

A volta por cima

Após sua libertação em 2000, Mitnick abdicou das atividades de hacking ilegal e canalizou seus talentos para uma carreira bem-sucedida como consultor de segurança cibernética, autor e palestrante público. Ele fundou sua própria empresa, a Mitnick Security Consulting, e posteriormente trabalhou como Chief Hacking Officer para a KnowBe4, uma empresa de treinamento de segurança.

A morte de Kevin Mitnick é sentida como uma perda significativa para a comunidade de segurança cibernética. Ele era uma figura complexa, com habilidades brilhantes, porém controversas. Apesar das críticas por seus atos prejudiciais, Mitnick se tornou um defensor da segurança cibernética e contribuiu para conscientizar as pessoas sobre os perigos presentes no mundo digital.

Sua trajetória, marcada por altos e baixos, permanecerá como um legado na história da cibersegurança.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe