A Paraíba o tempo todo  |

Israel lança ataque sem precedentes contra Irã; saiba o que aconteceu

Foto: Arash Khamooshi/The New York Times

O governo israelense lançou o que chamou de “ataques preventivos” contra o Irã, em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio, e alertou sua população para uma retaliação com “mísseis e drones” vindos do território iraniano.
Israel lançou um ataque sem precedentes contra o Irã na manhã de hoje, sexta-feira (13/06), visando o centro do programa nuclear do país e altos líderes militares.

Segundo a imprensa internacional, o Irã iniciou sua retaliação logo em seguida, aumentando novamente os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio, enquanto países ao redor do mundo pedem a ambos os lados que reduzam a tensão.

Israel utilizou 200 caças em seu ataque, lançando mais de 330 “munições diversas” e atingindo mais de 100 alvos em todo o Irã, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês).

Segundo Israel, o alvo da operação intitulada “Nação de Leões” é o programa nuclear do Irã, além de instalações ligadas ao programa de mísseis balísticos.  A ofensiva teve ainda como alvo os principais líderes militares do Irã, assim como cientistas nucleares de alto escalão, conforme uma fonte de segurança israelense.

A maior instalação de enriquecimento de urânio do Irã, a instalação nuclear de Natanz, foi atingida – mas não houve nenhum aumento nos níveis de radiação detectado, afirmou o órgão de vigilância nuclear da ONU.

Diversos militares iranianos de alto escalão foram mortos nos ataques. Entre eles, está o General Hossein Salami, o poderoso comandante-chefe da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã; o Major-General Mohammad Bagheri, o oficial militar de mais alta patente do Irã; e o ex-chefe de segurança nacional do Irã, Ali Shamkhani.

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe