Israel atenuou seu bloqueio econômico à faixa de Gaza, autorizando nesta quarta-feira que um caminhão cruzasse a fronteira com uma carga de tomates-cereja com destino à Europa, segundo autoridades.
Raed Fattouh, coordenador de ligação com Israel, disse que o caminhão deixou o território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas, cruzando a principal passagem na fronteira Gaza-Israel.
O Ministério israelense da Defesa havia anunciado no domingo (27) que a exportação da carga de tomates tinha sido autorizada, em coordenação com o governo holandês.
Israel começou em novembro a atenuar as restrições a Gaza, atendendo às exigências do Ocidente contra o embargo econômico imposto ao território desde que o Hamas tomou a força o poder, em 2007.
Grupos de direitos humanos dizem que o embargo piora as condições econômicas de muitos dos 1,5 milhão de palestinos de Gaza –muitos deles refugiados em condições de pobreza.
O Hamas se opõe à existência do vizinho Estado judeu, e militantes do território litorâneo frequentemente disparam foguetes e granadas de morteiros contra cidades de Israel, que costuma reagir com bombardeios aéreos letais.
Desde novembro, foram exportados morangos, cravos e pimenta da faixa de Gaza para a Europa, levados por 184 caminhões via Israel, segundo nota do governo israelense.
Folha Online








