Os primeiros-ministros da Índia e do Paquistão se encontraram durante uma cúpula no Egito nesta quinta-feira (16), levantando expectativas de uma retomada de diálogos entre as duas nações nucleares rivais. Os países concordaram que continuar o diálogo é a única saída que eles têm.
Yousuf Raza Gilani, do Paquistão, e Manmohan Singh, da Índia, conversaram em um resort onde mais de 50 chefes de Estado estão reunidos no segundo dia de reunião do Movimento dos Países Não-Aliados.
As relações entre Índia e Paquistão, que já lutaram três guerras, se deterioraram após os atentados de Mumbai do ano passado, que mataram 166 pessoas. Embora o Paquistão tenha negado qualquer envolvimento nos ataques, o grupo militante paquistanês Lashkar-e-Taiba foi acusado por Nova Déli de participação. Um comunicado assinado pelos dois países após o encontro afirma que a conversa foi "cordial e construtiva".
Os atentados minaram um frágil processo de paz iniciado em 2004 para tentar dar conta da briga histórica entre os dois países pelo controle da região da Caxemira.
G1








