A depressão tropical Ida tende hoje a enfraquecer conforme avança por terra na fronteira entre Nicarágua e Honduras, mas pode voltar a ganhar força no sábado, quando entrar nas águas do Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) de Miami.
Ida se movimenta lentamente a 10 km/h e arrasta ventos de 55 km/h, que diminuirão ao longo do dia. O NHC prevê que Ida se movimentará através do leste de Honduras ao longo do dia e que reaparecerá sobre o noroeste do mar do Caribe no início do sábado.
Ida seguirá uma trajetória norte para o centro do Golfo do México e com tendência a se movimentar para o noroeste do litoral da Flórida.
Espera-se que Ida continue durante o dia de hoje provocando fortes chuvas tanto na Nicarágua quanto em Honduras. Uma vigilância de tempestade tropical (passagem em 36 horas) permanece para a costa nordeste de Honduras de Limón à fronteira com a Nicarágua.
Ida é a nona tempestade da temporada de furacões no Atlântico e seu centro estava localizado cerca de 105 quilômetros ao sudoeste de Cabo Gracias a Dios, na fronteira da Nicarágua e Honduras.
A temporada de furacões no Atlântico começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro.
Até agora, houve a formação de nove tempestades tropicais, incluindo Ida, e três furacões, dois deles de categoria maior na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5.
Em sua previsão do início de agosto, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA, em inglês) previu a formação de entre sete e 11 tempestades tropicais, e de três a seis furacões, dos quais um ou dois poderiam ser de categoria 3, 4 ou 5 na escala Saffir-Simpson.
Folha







