A Paraíba o tempo todo  |

Honduras volta atrás e permite visita da OEA

O líder de facto de Honduras afirmou no domingo que resolveu uma discordância com a Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a visita do chefe da entidade diplomática ao país da América Central para discutir a crise política local.

 

O governo que administra Honduras desde o golpe de junho havia dito ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, para permanecer longe do país após ter declarado apoio ao presidente deposto Manuel Zelaya.

 

No entanto, as autoridades mais tarde mudaram de posição e disseram que Insulza poderia visitar Honduras com uma missão de chanceleres da América Latina nas próximas semanas.

 

"O secretário-geral vai participar como observador", disse o novo Ministério das Relações Exteriores de Honduras em comunicado.

 

Durante visita a Honduras dias após militares terem expulsado Zelaya do país no dia 28 de junho, Insulza pediu o retorno do presidente ao poder e não se encontrou diretamente com o líder interino Roberto Micheletti.

 

O governo de facto de Honduras acusou Insulza de "falta de objetividade, imparcialidade e profissionalismo."

 

A OEA, com sede em Washington, suspendeu Honduras do principal órgão diplomático do Ocidente após o golpe, na primeira suspensão de um Estado membro desde Cuba em 1962. Insulza planejava viajar para Tegucigalpa na terça-feira.

 

A situação de Honduras deve ser discutida na reunião dos "três amigos" entre o presidentes dos EUA, Barack Obama, e os líderes de México e Canadá.

 

Obama cancelou uma ajuda militar de 16,5 milhões de dólares para Honduras e condenou a deposição de Zelaya, assim como outros governos da América Latina e a União Europeia.

 

Os esforços do mediador Oscar Arias, presidente da Costa Rica, até agora não chegaram a qualquer resultado.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe