A Paraíba o tempo todo  |

Homem que tentou matar João Paulo 2º quer encontrar Bento 16 em Fátima

Homem que tentou matar João Paulo 2º quer encontrar Bento 16 em Fátima

Mehmet Ali Agca enviou carta ao governo de Portugal pedindo autorização para visita

O turco Mehmet Ali Agca, que tentou matar o Papa João Paulo 2º em 1981, pediu autorização ao governo de Portugal para ir à cidade de Fátima no mesmo período em que o Papa Bento 16, anunciou seu advogado, Ali Ozhan, nesta sexta-feira (16).

Em março, Agca enviou uma carta ao primeiro-ministro de Portugal, José Socrates, para tentar obter a autorização para viajar ao santuário católico no dia 13 de maio. O governo português ainda não respondeu ao pedido.

Fátima é a cidade onde três crianças declararam ter visto a Virgem Maria, em 1917. João Paulo 2º assegurava que Nossa Senhora de Fátima havia salvado sua vida quando, em 13 de maio de 1981, o pontífice foi gravemente ferido por três tiros de Agca na praça de São Pedro.

Agca foi libertado de uma prisão em Ancara, na Turquia, em janeiro, depois de passar cerca de 30 anos em penitenciárias italianas e turcas pela tentativa de assassinato e por outros delitos.

Agca tinha apenas 23 anos quando tentou matar João Paulo 2º, mas já tinha cometido um assassinato na época. Ele foi condenado por matar um jornalista em seu país de origem.

O turco foi condenado à prisão perpétua e levado para o presídio Montacuto de Ancona. João Paulo 2º o perdoou ainda no leito do hospital, onde se recuperava dos graves ferimentos do atentado, e o visitou na prisão no dia 28 de dezembro de 1983. O papa também recebeu a mãe do terrorista em 1985 no Vaticano.

 ""

Mehmet Ali Agca, o turco que tentou matar o papa João Paulo 2º em 1981, quer visitar a cidade de Fátima no mesmo período em que Bento 16

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe