A Paraíba o tempo todo  |

Holanda prende sírios que traficaram centenas de refugiados

 A policia  militar da Holanda prendeu dois sírios suspeitos de terem traficado centenas de refugiados da Síria para a Europa, informou o Ministério Público holandês nesta sexta-feira (18).

Os principais suspeitos, detidos em 11 de setembro, são um homem de 35 anos, em Eindhoven (no sul do país) e seu sobrinho de 26 anos, que seriam responsáveis por operar uma rede de contrabando de refugiados na Itália, na Grécia, na Áustria e na Hungria.

A polícia militar já havia prendido no domingo uma mulher da mesma família. A missão dela teria sido guardar o dinheiro obtido do tráfico de refugiados. Ela foi solta enquanto a investigação continua.

Um sírio de 27 anos que faria parte deste esquema foi detido em Budapeste.

É a primeira vez que a Holanda desmantela uma rede de traficantes de refugiados, mas a polícia militar já reuniu provas de mais grupos deste tipo nos Países Baixos, segundo a televisão pública "NOS".

Há um ano, a promotoria iniciou uma investigação sobre o principal suspeito, o 35 anos, ele mesmo um refugiado sírio com permissão de residência na Holanda.

Ele manteve "milhares" de contatos por telefone sobre tráfico humano com outros traficantes e recrutadores internacionalmente distribuídos. Organizava envios de carros e pilotos para o transporte dos refugiados.

A ação começava na Turquia, onde a rede organizava para refugiados sírios viagens de barco para Grécia ou Itália, exigindo dessas pessoas um pagamento antecipado de 7 mil euros.

A viagem de caminhonete desde Itália, Grécia, Hungria ou Áustria custava outros 700 euros.

De acordo com o Ministério Público holandês, nos últimos meses a rede tinha transferido suas operações para Budapeste.

Devido ao grande número de refugiados que foge para a Europa, os traficantes mais do que dobraram os preços do transporte dentro da Europa para 1.500 euros.

A investigação teve ajuda de autoridades húngaras, alemã, austríacas, da Europol e do Eurojust.

Segundo a "NOS", o tráfico de refugiados era lucrativo, e o principal suspeito ganhou pelo menos entre 60 mil e 120 mil euros por ano.

Terra

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe