A Paraíba o tempo todo  |

Helicóptero resgata navio na Antártica

 Um helicóptero chinês iniciou nesta quinta-feira (2) as operações de retirada dos passageiros de um barco russo bloqueado há mais de uma semana na Antártica, informou a agência de notícias France Press.
"O helicóptero chinês chegou a Shokalskiy", anunciou no Twitter Chris Turney, comandante da expedição, segundo a AFP.

O helicóptero pousou em um heliponto improvisado no gelo pela tripulação do navio russo. Segundo a emissora de notícias norte-americana CNN, os primeiros 12 passageiros já deixaram o gelo no helicóptero e estão no quebra-gelo australiano Aurora Australis, de onde serão levados para a Tasmânia.
"Vamos embora. Um grande agradecimento a todos", completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero chinês voando do quebra-gelos "Xue" até uma pista de pouso marcada ao lado do navio russo.

Por volta das 7h, dois voos com o helicóptero já haviam sido feitos, segundo divulgou Turney no Twitter.O navio "Akademik ", com 74 pessoas (22 tripulantes e 52 passageiros) a bordo, entre cientistas e turistas, está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d’Urville.
Antes da tentativa de resgate com o helicóptero, três navios quebra-gelo tentaram alcançar o navio, sem sucesso.
Andrew Luck-Baker, um dos passageiros do navio, disse à agência de notícias BBC que o helicóptero deve retornar na próxima hora e finalmente dar início ao resgate.
O Akademik Shokalskiy deixou a Nova Zelândia no final de novembro para refazer uma viagem do explorador australiano Douglas Mawson realizada há 100 anos.

G1

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe