A Paraíba o tempo todo  |

Forças iraquianas recuperam hotel de Mossul que estava em poder do EI

Um  luxuoso hotel de Mossul, no Iraque, ficou em ruínas após permanecer por mais de dois anos em poder dos militantes do Estado Islâmico. O hotel foi recuperado recentemente pelas forças iraquianas que lutam para expulsar o EI da segunda maior cidade do país.

O grupo terrorista usava o hotel como recompensa para os combatentes estrangeiros, além de utilizá-lo para reuniões de seus líderes. O edifício também servia de ponto estratégico para os militantes islâmicos, pois o hotel oferece uma ampla vista de Mossul.

Com 265 quartos, o hotel havia sido construído na década de 1980.

Ofensiva
Na terça-feira, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, afirmou que as forças do governo haviam tomado o controle completo do leste de Mossul, cem dias após o início da campanha apoiada pelos Estados Unidos para recuperar a cidade dos insurgentes.

Autoridades das Nações Unidas estimam que 750 mil pessoas permanecem no lado de Mossul a oeste do Rio Tigre, que corre pelo último centro urbano importante nas mãos do Estado Islâmico no Iraque, depois da série de avanços do governo no norte e no oeste do país.

O lado oeste pode se mostrar mais complicado do que o leste, uma vez que ele é caracterizado por ruas estreitas demais para veículos blindados, que permitem que militantes se escondam entre civis.

Os jihadistas devem resistir de forma feroz uma vez que eles estão cercados numa área cada vez menor de Mossul. "Nós estamos correndo contra o relógio para nos prepararmos para isso”, disse Lise Grande, coordenadora humanitária das Nações Unidas.

G1.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe