A Paraíba o tempo todo  |

Explosão de carro-bomba deixa 46 feridos na Espanha

Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira (29) bem próximo de um quartel da guarda civil espanhola, em Burgos, cidade localizada no norte do país, deixando pelo menos 46 feridos, informa a imprensa da Espanha, com base em informações da polícia local. Segundo o ministro do Interior, todos os feridos já tiveram alta do hospital.

Segundo um porta-voz da polícia, que trata o caso como um atentado, a explosão ocorreu por volta de 4h30 (horário local, 23h30 em Brasília), provocou grandes danos no edifício e também em imóveis vizinhos, e abriu uma cratera de sete metros de diâmetro por um metro e meio de profundidade.

 

De acordo com o serviço de saúde local, agentes e civis – entre eles parentes dos guardas civis e até cinco crianças – sofreram ferimentos leves, dos quais 38 foram medicados em hospitais da região. Os demais feridos foram atendidos no próprio local da explosão.

Nenhuma organização assumiu responsabilidade sobre o ataque, mas a polícia suspeita de ação do grupo separatista ETA. "Foi um atentado fracassado com que o ETA buscava tirar vidas", disse ao jornal "El País" o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.

 

A explosão afetou o solo e 14 andares do quartel. Os primeiros pavimentos sofreram os maiores danos, segundo informou o delegado Miguel Alejo.

 

O quarteirão atingido está interditado. Forças de segurança analisam as gravações das câmaras de vigilância do local para ver em que momento o veículo foi estacionado e se é possível distinguir algum criminoso.

 

De acordo com cálculos da polícia, ao menos 200 kg de explosivos foram utilizados.

O delegado da Junta de Castilla e León, em Burgos, Jaime Mateu, disse que “foi um autêntico milagre a explosão não ter feito mortos”.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe