A Paraíba o tempo todo  |

Exército de Israel anuncia retirada de tropas do sul de Gaza

Cessar fogo e liberdade para os refugiados. Após seis meses de guerra, as Forças de Defesa de Israel anunciaram, ontem, domingo (07/04), a retirada de suas tropas terrestres no sul de Gaza. A brigada militar ainda permanecerá no local. A decisão acontece no dia em que a guerra entre o país contra o Hamas completa seis meses.

Após a retirada de militares do sul de Gaza , o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país está “a um passo da vitória”. Netanyahu falou também que Israel não concordará com um cessar-fogo até que o Hamas liberte todos os reféns israelenses capturados no ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023, que deu início ao conflito.


Todas as tropas terrestres serão retiradas, exceto uma brigada, informou um porta-voz militar. Uma brigada israelense costuma ter milhares de soldados. A Brigada Nahan permanecerá no centro e norte de Gaza. Israel quer manter os civis no sul do país, segundo o jornal Jerusalem Post.

Apesar do anúncio, o Exército não descartou novas operações. “A divisão deixou a Faixa de Gaza para se recuperar e se preparar para operações futuras”, afirmou as Forças de Israel em comunicado enviado à AFP.

Após o anúncio, dezenas de refugiados palestinos em Rafah, na fronteira com o Egito, iniciaram sua viagem de retorno a Khan Yunis a pé, de carro ou em carroças, segundo imagens da AFP.

A maioria da população de Gaza está espremida em cidades do sul de Gaza. Os civis foram forçados por Israel a deixar o norte do país no início da guerra.

Delegações dos Estados Unidos, Catar, Israel e Hamas estão no Egito para chegar a um acordo. Israel sofre pressão internacional para encerrar a guerra em Gaza.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe