A Paraíba o tempo todo  |

Ex-soldado é condenado nos EUA a prisão perpétua por estupro e mortes no Iraque

Um ex-soldado do Exército americano condenado por estuprar uma jovem iraquiana de 14 anos e assassinar a família dela foi poupado da pena de morte nesta quinta-feira e vai enfrentar uma pena de prisão perpétua depois que os jurados de um tribunal de Kentucky não chegaram a uma decisão unânime sobre a pena capital.

Steven Dale Green, 23, de Midland, Texas, será formalmente sentenciado em 4 de setembro, pelo juiz distrital Thomas B. Russell. Os jurados que condenaram Green em 7 de maio informaram ao juiz que, após mais de dez horas de debate, durante dois dias, não chegaram a um acordo sobre a pena de morte, o que leva à aplicação da prisão perpétua sem direito a liberdade condicional. O advogado do ex-soldado, que nunca negou a autoria dos crimes, disse após o julgamento que seu objetivo era salvar a vida do cliente.

No julgamento, Steven Dale Green foi considerado culpado de 17 acusações, incluindo estupro, homicídio e obstrução da Justiça. Ele foi julgado por um tribunal federal porque tinha sido desligado do Exército por "distúrbios de personalidade" antes de ser acusado pelos crimes no Iraque.

Green foi o líder de uma batida em uma casa no sul de Bagdá, em março de 2006, na qual a menina iraquiana, de 14 anos foi violentada por ele e por pelo menos dois outros soldados. O próprio Green levou a adolescente e sua família para um quarto, onde executou todos, antes de incendiar a casa para encobrir o crime.

O assassinato da família, que foi inicialmente atribuído a milícias iraquianas, provocou indignação no Iraque e nos EUA.

Outros três soldados que participaram do ataque foram condenados a penas próximas a cem anos de prisão por um tribunal militar, e um quarto, que ficou de vigia, foi sentenciado a cinco anos de prisão. Segundo a promotoria, eles planejaram o ataque durante um jogo de cartas.

Os EUA invadiram o Iraque em março de 2003, alegando que o país possuía armas de destruição em massa, e desde então mantém militares no território iraquiano. As supostas armas jamais foram encontradas.

 

Folha

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe