A Paraíba o tempo todo  |

EUA e Rússia criticam enriquecimento de urânio pela Coreia do Norte

O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, afirmou nesta sexta-feira (4) que a declaração do país asiático de que está perto de completar o enriquecimento experimental de urânio "merece preocupação".

 

A Rússia também criticou Pyongyang, chamando de "muito alarmante" o atual estágio do enriquecimento de urânio da Coreia do Norte, segundo a agência oficial de notícias Interfax citando um funcionário não-identificado do Ministério das Relações Exteriores.

 

Segundo disse a repórteres em Pequim, o enviado norte-americano havia acabado de escutar que Pyongyang se vê próxima de completar o enriquecimento de urânio, um procedimento que se for dominado e expandido pode levar à criação de materiais físseis para armas nucleares sem a utilização de reatores nucleares.

 

"Obviamente, qualquer coisa que a Coreia do Norte está fazendo na área de desenvolvimento nuclear é uma preocupação para nós", colocou Bosworth.

 

"Eu creio que, para todos nós, isso reconfirma a necessidade de se manter uma posição coordenada com a finalidade de uma desnuclearização verificável completa da península coreana", explicou.

 

Bosworth colocou que suas conversas com representantes chineses sobre a disputa nuclear com a Coreia do Norte foram boas, mas não ofereceu mais detalhes. Ele irá a Seul para negociações e depois a Tóquio, mas disse não ter planos de se reunir com representantes da Coreia do Norte.

 

A Coreia do Norte já demonstrou que pode iniciar uma explosão nuclear usando plutônio, que é produzido usando reatores nucleares.

 

Pyongyang, que realizou seu segundo teste nuclear em 25 de maio, parou de levar a cabo o acordo com os seis países sob o qual desistiria de suas ambições nucleares em troca de benefícios econômicos e diplomáticos.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe