A Paraíba o tempo todo  |

EUA confirmam início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto

Author / Gage Skidmore

As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos entrarão em vigor no dia 1º de agosto. A confirmação foi feita neste domingo (27) pelo secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em entrevista à Fox News Sunday. Ele foi enfático ao afirmar que não haverá mais adiamentos para a medida.

“Com certeza não haverá mais prorrogações, não haverá mais [período de] carência. As tarifas estão programadas para o dia 1º de agosto. Colocaremos a Alfândega para começar a coletar o dinheiro”, declarou Lutnick.

O secretário ainda sinalizou que o presidente Donald Trump continua aberto ao diálogo com “grandes economias”, mas ponderou que eventuais negociações podem enfrentar obstáculos.

“As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Até lá, acho que o presidente vai falar com muitas pessoas. Se elas podem fazê-lo feliz é outra questão”, disse.

A taxação foi anunciada no último dia 9 de julho, por meio de uma carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No texto, o presidente norte-americano justificou a medida alegando que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política no Brasil.

A tarifa é parte de um pacote de pressões diplomáticas e comerciais adotadas pelos EUA. Além da sobretaxa, o governo Trump abriu uma investigação interna sobre práticas comerciais brasileiras consideradas por eles como “desleais”, com críticas explícitas ao sistema de pagamentos instantâneos Pix. Também foi revogada a concessão de vistos ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a seus familiares e a aliados na Corte.

O governo brasileiro busca conter os impactos da medida com esforços diplomáticos e institucionais. O presidente Lula afirmou na última sexta-feira (25) que está disposto a dialogar com Trump e declarou acreditar que o líder norte-americano tenha sido “induzido a acreditar em uma mentira”.

A diplomacia brasileira está sendo liderada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Um comitê também foi criado para discutir os efeitos das tarifas com o setor produtivo brasileiro e buscar alternativas que mitiguem os prejuízos.

A expectativa é de que os novos tributos afetem significativamente diversos segmentos da exportação brasileira.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe