A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Esposa de Clooney diz ter sido ameaçada

 A advogada especializada em direitos humanos Amal Clooney, mulher do ator George Clooney, revelou que as autoridades egípcias a ameaçaram com detenção se fosse publicado um relatório sobre o sistema judiciário do Egito.

A advogada britânica, que se casou com Clooney em setembro em Veneza, disse ao jornal "The Guardian" que ela e sua equipe legal tinham elaborado em fevereiro de 2014 o relatório para recomendar ao Egito um sistema judiciário mais independente.

"Quando estava para lançar o relatório, antes de tudo nos impediram de fazer isso no Cairo. Disseram: ‘O relatório critica o Exército, a Justiça ou o governo?‘ Dissemos: bom, sim. Então afirmaram: ‘bom, vocês podem ser presos’", contou a advogada, famosa também por ajudar o governo grego a conseguir que o Museu Britânico devolva a Atenas os mármores do Partenon.

Entre outras coisas, a advogada representou o jornalista egípcio com passaporte canadense Mohammed Fahmy, detido no Egito com outros companheiros da rede qatariana "Al-Jazeera", condenados em junho a entre sete e dez anos de prisão no Cairo.

O australiano Peter Greste, o egípcio com passaporte canadense Mohammed Fahmy e o egípcio Baher Mohammed estão presos desde dezembro de 2013, quando foram detidos em um hotel do Cairo acusados de colaborar com a Irmandade Muçulmana e divulgar notícias falsas sobre o Egito.

Na quinta-feira, um tribunal egípcio ordenou a repetição do julgamento dos três jornalistas, mas rejeitou colocá-los em liberdade.

Nesse sentido, Amal Clooney disse que os jornalistas foram vítimas de um sistema no qual as autoridades elegem como querem os juízes.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe