A Paraíba o tempo todo  |

Coreia do Norte desenvolveu mísseis de médio alcance, diz Defesa sul-coreana

A Coreia do Norte desenvolve uma nova versão de mísseis de médio alcance para seu arsenal e aumenta o contingente de seu Exército desde 2007. A conclusão é de um relatório publicado nesta segunda-feira pelo Ministério da Defesa sul-coreano, que considera o país comunista como "ameaça direta e grave" à sua segurança.

 

De acordo com o estudo, o país vizinho começou a construir há dois anos um novo míssil de médio alcance, projetado no final de 1990, com um alcance de 3.000 km. A área de alcance do projétil engloba toda a península da Coreia e também poderia atingir os território de Japão e parte de China e Rússia.

 

Segundo a agência de notícias "Yonhap", a Coreia do Norte já havia exibido este míssil em abril de 2007, durante a comemoração do 75º aniversário da fundação de seu Exército, embora o relatório não esclareça o número de projéteis ou a capacidade de suas ogivas.

 

O documento confirma que a Coreia do Norte aumentou seu poderio militar, uma conclusão que surge em meio ao aumento das ameaças do regime comunista contra os vizinhos, principalmente o governo de Seul.

 

Nos últimos dois anos, aponta o estudo, o país triplicou o número de forças especiais de infiltração para 180 mil soldados e conta hoje com 1,19 milhões de efetivos no Exército.

 

Ameaça de guerra

Nesta quinta-feira (19), Pyongyang afirmou que está pronta para entrar em guerra com a vizinha Coreia do Sul. "O grupo de traidores não devem esquecer nunca que o Exército do Povo da Coreia do Norte está completamente pronto para uma confrontação", disse um militar, citado pela agência KCNA.

 

Um dia depois, o ministro sul-coreano da Defesa advertiu que o país bombardeará as bases de lançamento da Coreia do Norte se esta atacar com mísseis os navios sul-coreanos que ficam numa área da fronteira litigiosa no Mar Amarelo.

 

"Tomaremos medidas preventivas se o inimigo lançar um ataque com mísseis, e as bases norte-coreanas de onde procedem os mísseis devem ser atacadas porque isto significaria um ato evidente de agressão", afirmou o ministro Lee Sang Hee, no Parlamento.

 

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul avisou que tal lançamento seria motivo para sanções e mais isolamento. As duas Coreias, tecnicamente, ainda estão em guerra, já que nunca chegaram a um acordo formal de paz para encerrar o conflito que durou de 1950 a 1953.

 

Seul também cortou a ajuda ao vizinho, porque Pyongyang tem sido devagar no processo de encerramento de seu programa nuclear. O país, contudo, ressalta a condição de pobreza do vizinho. O ministro da Unificação da Coreia do Sul disse ao parlamento que a Coreia do Norte ficou 20% abaixo da meta mínima de produção de comida necessária para seus 23 milhões de habitantes, apesar de ter tido uma das melhores colheitas em anos.

 

Folha Online

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe