A Paraíba o tempo todo  |

Confira a origem e antecedentes históricos do nome do novo Papa Leão XIV

Foto: Vaticano

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, natural de Chicago, Estados Unidos, foi eleito papa  ontem (8), ao final de dois dias de conclave e quatro votações. Com a eleição, o cardeal adotou o nome papal de Leão XIV, tornando-se o 268º pontífice da Igreja Católica e o primeiro de origem norte-americana.

O nome escolhido por Prevost já foi usado por 13 outros papas desde o século V. A escolha remete à figura de Leão I, também conhecido como Leão Magno, que exerceu o pontificado entre os anos 440 e 461 e teve atuação destacada no contexto das invasões bárbaras.

Na tradição católica, a adoção do nome de um papa anterior é interpretada como um indicativo de continuidade, reverência histórica ou inspiração pastoral.

O termo “Leão” tem origem no latim Leo e é associado à imagem de liderança e firmeza. O porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé declarou que “o novo papa escolheu o nome Leão em referência ao compromisso de manter a integridade doutrinal e a unidade da Igreja”.

Simbolismo

Historicamente, a escolha dos nomes papais carrega significados vinculados a aspectos teológicos, espirituais ou históricos. Segundo registros do Anuário Pontifício, nomes como Gregório, Inocêncio, Pio, João e Bento têm sido recorrentes ao longo dos séculos.

O nome João, por exemplo, deriva do hebraico Yochanan e significa “Deus é misericordioso”. Já “Pio”, do latim pius, está ligado à ideia de devoção religiosa.

A adoção de nomes compostos é prática recente, iniciada por João Paulo I, em 1978. O próprio nome “João Paulo” uniu referências a dois pontífices do século XX: João XXIII e Paulo VI.

Redação com IG

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe