A Paraíba o tempo todo  |

Clinton inicia ofensiva junto a israelenses e palestinos

A secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, se reuniu neste sábado com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, como parte de um esforço renovado do governo americano para reiniciar as negociações entre israelenses e palestinos.

Na reunião, da qual uma fonte palestina disse não terem saído "grandes resultados", Abbas reiterou a posição de seu governo, de retomar as negociações apenas quando Israel suspender a expansão de assentamentos judeus nos territórios ocupados.

Após o encontro, que ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Clinton seguiu para Jerusalém, onde se encontrará com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A recusa israelense de suspender a expansão das construções tem sido a maior pedra no caminho do diálogo.

Apesar da ênfase que o governo do presidente Barack Obama tem posto na retomada do diálogo no Oriente Médio, até o momento as tentativas de Washington de mediar a questão tem dado poucos frutos.

Analistas crêem que a diplomata americana tentará, em seu giro deste fim de semana, encontrar um meio-termo entre os dois lados, mas ainda não está claro se isto significaria uma maior pressão sobre israelenses ou palestinos.

Em uma entrevista à BBC, Hillary Clinton expressou "sérios questionamentos" sobre a legitimidade dos assentamentos israelenses.

Ao mesmo tempo, ela deixou claro que apoia a existência de dois Estados para solucionar o impasse que vem desde a ocupação das terras, em 1967.

"O fato de que eu esteja na região reforça a seriedade com que estamos (o governo Obama) vendo o nosso desejo de que as partes iniciem uma negociação séria que inclua dois Estados", disse a diplomata.

Enquanto prosseguem as negociações, os Estados Unidos são criticados pelo grupo militante Hamas, que controla a Faixa de Gaza e é rival político do partido de Abbas, o Fatah.

O grupo, que venceu eleições gerais há três anos, não é reconhecido pelo governo americano.

BBC

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…
    Veja Mais

    COP-30: VERGONHA MUNDIAL

    Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, afirmou que ele e sua comitiva de jornalistas agradeceram a Deus por terem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe