A Paraíba o tempo todo  |

Cientistas que criaram novo tipo de rede molecular ganham Nobel de Química

Os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2025 “pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas”, que se trata de um novo tipo de arquitetura molecular, anunciou a organização que concede o prêmio nesta quarta-feira (8).

“Por meio do desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas, os laureados proporcionaram aos químicos novas oportunidades para solucionar alguns dos desafios que enfrentamos”, afirmou a entidade em um comunicado.

As construções criadas por eles, contêm grandes cavidades nas quais as moléculas podem fluir para dentro e para fora.

Pesquisadores as utilizaram para coletar água do ar do deserto, extrair poluentes da água, capturar dióxido de carbono e armazenar hidrogênio.

O Nobel de Química é o terceiro prêmio anunciado esta semana, mantendo a tradição, após os prêmios de medicina e física.

Instituídos pelo testamento do inventor e empresário sueco Alfred Nobel, as premiações por realizações em ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901, com algumas interrupções, principalmente devido às guerras mundiais.

O próprio Nobel era químico e seus avanços nessa área ajudaram a sustentar a riqueza que ele acumulou com a invenção da dinamite no século XIX. O prêmio de economia é uma adição posterior, financiada pelo Banco Central da Suécia.

Com CNN

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe