A Paraíba o tempo todo  |

Cidade chinesa impede parque temático sexual

O sexo na China tem uma história longa e variada, como se evidencia em relatos de excessos carnais em "A Ameixa no Vaso Dourado", um narrativa clássica da era Ming, e em histórias mais recentes sobre o apetite insaciável de Mao Tsé-tung. Mas uma tentativa de abrir o primeiro parque temático sexual na China foi abortada por autoridades locais no fim de semana, muito antes de a construção ser terminada.
 

Autoridades da pujante cidade de Chingqing, onde a Terra do Amor estava sendo construída, ficaram recentemente enfurecidas com a natureza arriscada do parque e ordenaram sua destruição, segundo uma reportagem publicada domingo no Chingqing Evening News, um jornal estatal.

 

Proliferavam na internet manifestações raivosas sobre o parque, e o China Daily, o jornal oficial em língua inglesa, publicou um artigo sobre o parque na última sexta-feira. Fotos na internet mostravam trabalhadores no sábado desmontando um par de pernas e nádegas de plástico branco que parece a metade inferior de uma gigantesca boneca feminina erguida na entrada do parque. A boneca está usando um biquíni fio-dental vermelho.

 

Segundo o China Daily, o administrador do parque, Lu Xiaoqing, havia planejado montar esculturas humanas nuas, modelos gigantes de genitais, workshops de técnicas sexuais e uma exposição de fotografias sobre a história do sexo. Lu disse ao China Daily que o parque estava sendo construído "para o bem do público". A Terra do Amor seria útil para educação sexual, disse ele, e para ajudar adultos a "desfrutarem de uma vida sexual harmoniosa". E acrescentou: "O sexo é tabu na China, mas as pessoas realmente precisam ter mais acesso a informações sobre ele." Lu estava construindo o parque numa zona de entretenimento de Chingqing, perto do Rio Yang-Tse.

 

Chongqing, uma cidade em forte expansão nos morros dos dois lados do Yang-tse-kiang, já serviu de capital do governo do Kuomintang na época da guerra. Como outras cidades em rápido crescimento da China, ela tem uma reputação de padrões morais frouxos para algumas pessoas.

 

As autoridades locais não puderam ser localizadas para comentar o assunto na segunda-feira. Os chineses tratam do sexo com uma atitude que parece alternadamente mais pudica e mais aberta que os ocidentais. O governo, por exemplo, censura regularmente filmes e outras obras de arte que, no seu julgamento, exibem ilustrações abertamente descritivas de sexo. ("A Ameixa no Vaso Dourado" foi proibida por decreto imperial ).

 

Os pais raramente conversam com seus filhos sobre sexo. Por outro lado, a prostituição, oficialmente ilegal, é praticada abertamente, e "casas de massagem" e "salões de cabeleireiro" com serviço completo são encontrados por toda parte. Autoridades e empresários tem a propensão de ter e sustentar uma amante como sinal de sucesso em suas carreiras.

 

Estadão

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe