A Paraíba o tempo todo  |

China passou a ser a 2ª economia mundial, segundo BC chinês

PEQUIM, 30 Jul 2010 (AFP) -A China desbancou o Japão como segunda economia mundial, afirmou o vice-presidente do Banco Central chinês, em uma entrevista publicada nesta sexta-feira.
No entanto, Yi Gang não explicou como chegou a esta conclusão.

"De fato, a China é a partir de agora a segunda economia mundial", declarou, em entrevista à revista China Reform, publicada também no portal da administração.

A China conseguiu fazer frente à crise econômica mundial graças a um plano de reativação gigantesco de 4 trilhões de iuanes (586 bilhões de dólares) e a empréstimos bancários, que foram quase duplicados para chegar, em 2009, a 9,6 trilhões de iuanes.

Seu índice de crescimento no segundo trimestre foi de 10,3% e de 11,1% no primeiro tirmestre.

Nos primeiros seis meses do ano, o PIB chinês chegou a 17,284 trilhões de iuanes, segundo a Agência Nacional de Estatísticas, ou seja, 2,552 trilhões de dólares, segundo o índice de câmbio mensal do Banco Central.

O Japão deve publicar sua cifra do PIB para o primeiro semestre em meados de agosto.

 

Terra

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe