A Paraíba o tempo todo  |

Chile: comunista Jeannette Jara e ultradireitista Jose Kast farão segundo turno

Foto:  Getty Images

Janette Jara, candidata comunista da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, disputarão a Presidência do Chile em um segundo turno no dia 14 de dezembro. Com mais de 80% das urnas apuradas por volta das 21h25 deste domingo (16), Jara tinha 26,71% dos votos e Kast, 24,12%.

Mais de 11 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo (16) para escolher quem ocupará a Presidência do país entre 2026 a 2030.

No pleito, a população também votou para deputados e senadores.

Esta foi a primeira eleição presidencial no Chile desde 2012 em que o voto foi obrigatório — quem não votou está sujeito a multa.

A segurança é o principal foco das propostas dos candidatos após o índice de homicídios para cada 100 mil habitantes do país quase triplicar entre 2015 e 2024.

O aumento da criminalidade ocorreu paralelamente a uma onda migratória de venezuelanos, e à entrada da gangue Trem de Arágua, nascida em prisões do país de Nicolás Maduro e, com isso, o tema da criminalidade foi frequentemente vinculado à imigração, tema explorado na campanha eleitoral.

Com CNN

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe