A Paraíba o tempo todo  |

Agência da ONU recebe proposta do Irã sobre urânio e espera acordo em breve

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU anunciou nesta quinta-feira (29) que recebeu a proposta "inicial" do Irã sobre o projeto de acordo para o tratamento de seu combustível nuclear.

 

O anúncio já havia sido feito pela TV estatal iraniana de língua árabe al-Alam. O conteúdo da resposta iraniana não foi divulgado.

 

Segundo a agência, todas as partes envolvidas vão ser consultadas, e o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, espera que se chegue a um acordo em breve.

 

Sem recuar
Mais cedo, o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, declarou que Teerã não irá recuar sobre seus direitos nucleares, mas está disposta a cooperar em assuntos relativos a combustível, tecnologia e centrais nucleares. O presidente falou em um discurso em Machhad, noroeste do país, exibido pela televisão estatal.

 

Ele disse que a provisão de combustível nuclear para o reator de pesquisa de Teerã era uma oportunidade para seu país avaliar a "honestidade" das potências mundiais e da agência a ONU.

 

O projeto de acordo já havia sido aprovado por Rússia, Estados Unidos e França.

 

De acordo com o jornal ‘Javan’, o Irã iria propor à AIEA duas possibilidades para o fornecimento de urânio enriquecido em suas emendas ao projeto de acordo sobre o enriquecimento de combustível nuclear no exterior.

 

O projeto prevê que o Irã entregue 1.200 quilos de urânio enriquecido a menos de 5% para ser processado e enriquecido a 19,75% na Rússia, antes da França fabricar "material nuclear" para o reator de Teerã.

 

Segundo o presidente iraniano, as potências ocidentais passaram de uma política de confronto à cooperação na questão do programa nuclear iraniano.

"Antes pediam o fim, hoje aceitam a troca de combustível, a participação para a construção de reatores e centrais nucleares. Passaram da política de confronto à cooperação", declarou Ahmadinejad.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe